Blog do Maria

Perguntar não ofende

Maria

 “Os clubes europeus precisam de alguma entidade para negociar as transmissões de seus jogos?

Bastou eu apoiar a decisão dos clubes do Rio no sentido de negociarem diretamente com as emissoras de televisão o faturamento pelas transmissões de seus jogos para o Mundo vir abaixo. Fui taxado de agente da CBF, da Globo, enfim … mas deixa pra lá, vivemos num regime democrático e faz parte.

Quero apenas dizer que concordo plenamente com o que os presidentes dos grandes clubes do Rio defendem. Embora não queiram se desfiliar do Clube dos 13, eles não abrem mão de discutir o faturamento desejado diretamente com a televisão interessada  em transmitir os seus jogos. Eles estão convictos de que conseguirão bem mais do que agora.

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, tem toda razão ao afirmar que seu clube não pode receber 40% menos que os que integram o pelotão de cima, formado por Flamengo, Vasco, Fluminense e Corinthians.

Alega que a queda da audiência dos jogos do Botafogo está longe dos  40% .

 Portanto, Maurício Assumpção tem obrigação de brigar pelos direitos do seu clube. Assim como o presidente que considerar seu clube prejudicado na divisão.

Aliás, o faturamento dos clubes brasileiros é bem inferior ao  que os grandes clubes europeus recebem pelos jogos transmitidos pela TV.

O presidente do Barcelona, Sandro Rossel, disse-me que seu clube recebe 80 milhões de euros por ano. Ou seja em torno de R$ 185 milhões, o que significa R$ 15,5 milhões por mês.

Que os presidentes dos clubes brasileiros acordem e corram atrás do que se acham no direito de cobrar.

E se defender este ponto de vista é ser bandido, meu Deus, virei bandido e não sabia …